My Family Perfect

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Pré Natal ; Plano de saúde x SUS

Oi, Oi amoras,
Bom hoje eu tava aqui vendo umas caixas com documentos e papéis pra jogar fora, e achei a pasta do pré 
natal do Lucas, vi que tem muita diferença entre o SUS e o plano de saúde, e decidir vir aqui dividir com vocês.

Bom o pré natal do Lucas foi completamente realizado em posto de saúde e ele nasceu em maternidade pública, dei sorte de pegar o posto de saúde e a maternidade recém inaugurados, e era tudo tranquilo, pq hoje o posto não é mais como antes e a maternidade, muito dificíl de ter vaga,
o da Luiza está sendo feito pelo meu plano de saúde e provavelmente o parto também será pelo plano, rs, ainda não conversei com a GO sobre isso ...
Vamos às comparações:

MARCAÇÃO DE CONSULTA:
SUS: eu dei sorte de pegar na região onde morava, um posto de saúde recém inaugurado, tudo novo, 
sem muita burocracia, até hoje lá tem agentes de saúde que cuidam da grávida e a acompanham, então elas 
marcam a consulta e levam para a gravidinha em sua casa o papelzinho com o dia e a hora da consulta, e a própia médica depois da consulta já deixava marcada a próxima visita, 
mais já no posto de saúde do bairro ao lado que é onde moro hoje, você tem que se virar acordar as 4 da madrugada e ir pra fila (sem prioridade) marcar a sua consulta, pq como o bairro é muito grande, não tem agente de saúde, pelo menos você consegue marcar de um dia para o outro. 

PLANO DE SAÚDE:
 Você liga e marca a consulta pelo telefone, mais o meu plano só posso marcar consulta de 31 em 31 dias,
nunca vi isso, rs, a não ser em caso de emergência, e depois da consulta com a médica eu já deixo a próxima consulta marcada com a secretária dela.

CONSULTAS:
SUS: muito tranquila, nunca tinha muita gente, e era por ordem de chegada, a enfermeira media minha pressão, me pesava, e anotava num papel para a médica, a médica, media minha barriga, passava medicação 
, e ouvia o coração do neném todas as consultas, além de tirar eventuais dúvidas, nunca fiz toque, nem quando tava perto de ganhar, só na maternidade.

PLANO DE SAÚDE: a médica sempre atende com pelo menos 1 hora de atraso, o hospital sempre tá cheio, a ordem é por horarário, ou seja, se você tinha consulta às 14:40,e chegou as 14:20, tem que esperar, e alguém que tinha consulta 14:20 chegar as 14:40, ainda passa na sua frente.
A minha GO é um amor, nunca me atendeu com pressa, sempre muito atenciosa, sempre me pergnta como estamos, me pesa, mede minha pressão, mede minha barriga, e ouve o coração do neném, ainda não fez nenhum exame de toque, (ainda não posso dizer se fará).


EXAMES:
SUS: bom, a médica me passou exames nos três trimestres, repeti os de urina, hemograma, aids, e etc, menos os de VDRL e fator RH, sempre fiz os exames de graça e demoravam cerca de 20 dias pra ficarem prontos, não enfrentei muita fila e nem fiquei esperando horas pra fazer a coleta,
por aqui eles só dão de graça uma ultrassom, que no meu caso foi a dopplerfluxometria com 33 semanas quando estava internada com infecção urinária, as outras duas que fiz eu paguei em torno de 40,00 na TN e 60,00 na morfológica na época e marcava pro outro dia, e foram só essas três já que era uma gestação normal e abençoada, rs.
PLANO DE SAÚDE: a médica até agora só me passou esses exames de hemograma, urina, aids, e etc, uma vez, nem acredito que passe de novo, fiz num laboratório com convênio com o plano, ao chegar peguei senha e esperei por cerca de duas horas até fazer a coleta, sem contar nos 15 minutos sentada em frente a atendente esperando o plano liberar os exames, rs, imagina se não liberasse, aiai, rs, as ultrasonografias também fiz em uma clinica dentro do hospital com convênio com o plano, demorou cerca de 15 a 20 dias do dia que marquei para o dia que tinha vaga, a última que o Dr° Adilson conseguiu ver o sexo, eu marquei pro outro dia, pq ele liberou,  só paguei duas por minha conta pra saber o sexo, 60,00 cada uma, até agora foram 4 ultrassons 2 a pedido médico e 2 por curiosidade, rs, .

MEDICAÇÃO:
SUS: tomei sulfato ferroso até o nono mês, e paracetamol pra dor, acho que só ... pegava de graça com 
receita médica no própio posto.

PLANO DE SAÚDE: a médica me passou sulfato ferroso até o 4° mês, R$ 12 cada caixinha com 21 pílulas, e passou remédio pra enjôo que também tive que comprar, não lembro o nome, e agora tô tomando natele que custa em média R$ 35.

 PARTO:
SUS: só não gostei de um médico idiota, que quando eu estava com 38 semanas a médica me deu um encaminhamento para conhecer a maternidade, eu boba, não sabia de nada, fui até a maternidade, chegando lá fui atendida rápidinho, aí o médico idiota de plantão veio fazer o toque, e perguntou o que eu tinha ido fazer lá, ai falei com ele e talz o que a médica do postinho disse, e sabe o que ele falou:
você só precisa vir aqui se o neném tiver nascendo, aqui não é hospital particular que você vem pra conhecer, até porque quem vai fazer seu parto vai o ser o médico que estiver de plantão ...
Tá bom tudo bem, mais não precisava ser grosseiro assim, poxa, eu era mamãe de 1° viagem, eu que sou chorona, engoli o choro ali na hora e fui embora, só voltei lá com 40 semanas ...
Mais depois quando fui ganhar de verdade, fui muito bem atendida, (não foi o médico grosseiro que fez meu parto, nem que me atendeu, rs, aliás nunca mais vi a cara dele, rs), as acomodações, a comida, tudo muito bom, só não pode ficar ninguém comigo, tinha enfermeira toda hora pra cuidar de mim, e perguntar se eu tava precisando de alguma coisa, me dar remédio, pra me ajudar no que fosse preciso, eu gostei muito.     

PLANO DE SAÚDE: ainda nem falei sobre isso com a médica, as vezes fico meio com vergonha e com medo de parecer pra frente, sei que na hora certa ela vai falar sobre isso, mais meu plano a acomodação é enfermaria ... não faço a menor idéia sobre acompanhante,  o que tenho que levar, em qual hospital vai ser o parto ainda ... ainda não posso opinar, rs!
Mais espero que alguém possa assistir, tirar fotos e ficar comigo durante a minha estadia no hospital.

Bom assim parando pra pensar o pré natal do Lucas foi bem mais tranquilo, sem muitas esperas, se hoje eu fosse fazer o pré natal da Luiza no SUS, seria meio ruim pq a situação por aqui nos postinhos está meio caótica, rs, então agradeço a Deus por ter um plano de saúde, se bem que a situação nos hospitais particulares e conveniados de hoje tbm não estão lá grandes coisas, é tá tudo mais ou menos no mesmo!
mais valeu a comparação!!

E você, qual a sua opinião ?

Beijos.Beijooos!






6 comentários:

  1. EStou fazendo meu pré natal pelo SUS e não tenho do reclamar até agora.Pelo que conheço a Maternidade é otima e conheci bem lá pq fiquei com minha tia q teve trigemeos rss.Mas as US eu pago pra fazer,só que quando é uma que a médica manda ela me da uma guia e eu pago menos pela US.
    Mas a gente sabe que cada lugar é de um jeito,né!
    Bjss

    ResponderExcluir
  2. graças a Deus tenho um plano de saúde que quebra um galhão por aqui, pois aqui no RJ acho meio complicado ficar sem... aí não sei como é ficar pelo SUS mas por aqui não confio não... Em relação dos programas que perguntou, eu uso photoshop mas tive q fazer curso p mexer legal. Mas existem alguns que são mais facinhos de mexer, tipo PHOTODRAW. beijinhus

    ResponderExcluir
  3. Nathi,
    Tem um selinho pra vc no meu blog!!!
    Dps pega lá!!

    ResponderExcluir
  4. I magino q o SUS q esteja mil vzs pior hj em dia hein?? ficar sem plano hj em dia é colocar a vida em risco infelizmente =/
    bjuuuu

    ResponderExcluir
  5. Flor, vi em uns tópicos abaixo sua dúvida entre Brás e Feira da Gestante... Moro em São Paulo e vou te dar a minha opinião. BRÁS, sem dúvidas. Tem umas coisas mais vagabundinhas mesmo, mas as coisas da mesma marca que vi na feira da gestante de SP tinham no Brás MUITO em conta. EU comprei body da Bicho Molhado por 5,50, comprei calça por 2,50, comprei muuuitas coisas. Com 700,00 comprei TUDO e muita coisa desnecessária. O melhor é saber procurar...
    Tem uma loja na Rua Maria Marcolina, não sei o nome, você nem vai perceber direito, é bem pequenininha, com uma escadooooooona, você só ve a loja depois de subir a escadona, é a MELHOR loja que tem. Tem tudo que tem nas lojas grandes, pelo mesmo preço, só que tem uma variedade ENOOOORME de coisas... A minha filha vai ser menina, e lá foi o único lugar que achei coisas mais bonitinhas, sem ser rosa e roxo, achei com estrelinha, bolinha... Muito fofa... Se der, dê uma procurada!!! (:

    ResponderExcluir
  6. Realmente o posto de saúde ta um lixo fui lá fazer um teste de gravidez e não consegui por que não tinha...Consulta com obstetra só daqui a 1 mês e meio e o posto que ela atende é a uns 10 km da minha casa enfim eu queria muito ter dinheiro pra poder pagar um plano de saúde mais fazer o que neh.

    ResponderExcluir