My Family Perfect

quinta-feira, 3 de março de 2011

Alimentação Gestante

Disso eu NÃO sabia:

A grávida pode comer quase tudo, mas deve evitar alguns tipos de alimentos. São eles:
• peixes e frutos do mar crus, como ostras e sushi (o sushi pode ser ingerido se o peixe tiver sido congelado antes).
• queijos de casca branca, como brie e camembert, e queijos com fungos, como roquefort e gorgonzola. Evite também queijos do tipo frescal (ou "minas"), que podem ser feitos com leite não-pasteurizado. O problema é a possível presença de uma bactéria que causa a listeriose, doença que pode prejudicar o bebê.
• carne bovina malpassada ou crua (como carpaccio), carne de porco malpassada e ovos crus (como massa de bolo, gemada, ovo frito com gema mole e algumas sobremesas -- musses, por exemplo). A precaução é para evitar bactérias que possam afetar o bebê.
• bife de fígado e miúdos, para evitar a sobrecarga da forma retinóica da vitamina A, que pode ser prejudicial ao feto.
• cação, peixe-espada e tubarão, que podem conter níveis perigosos de mercúrio. O atum deve ser limitado a quatro latas por semana ou dois filés frescos por semana, pelo mesmo motivo. Outros peixes são seguros e fazem bem ao bebê e a você. As recomendações quanto ao mercúrio valem também para quem está pensando em engravidar e para o período de amamentação.
• se você tiver na família pessoas com alergias (a nozes, castanhas ou amendoim, por exemplo), é bom evitar esses alimentos na gravidez.
• bebidas alcoólicas. O consumo excessivo de álcool pode causar sérios problemas no bebê, por isso os especialistas recomendam cortar totalmente as bebidas alcoólicas na gravidez. Vale lembrar que, se um golinho (literal) de vez em quando talvez não faça tão mal assim, passar da conta na bebida, nem que seja uma vez só, já pode ser o suficiente para prejudicar seu filho.
• bebidas e alimentos com cafeína. Pesquisas ligaram o consumo de mais de 300 mg de cafeína por dia ao risco de aborto espontâneo e de a criança nascer com baixo peso, e um estudo especulou que até doses bem pequenas de cafeína já podem influenciar na perda do bebê. Não tome mais que três xícaras de café por dia, e, se possível, prefira bebidas descafeinadas.
Tome vitamina pré-natal.
"Realmente estou um pouco surpresa, Até o bife de Fígado que imaginei que fosse ótimo para o bebê, não é tão bom assim!"


Mais Dicas ... 
Não faça regime
Engorde aos poucos
Faça pequenas refeições em intervalos regulares
Não pule refeições, porque o bebê precisa estar constantemente alimentado.
Uma guloseima aqui ou ali não faz mal
Não há por que abrir mão de tudo o que você gosta só porque está grávida. Mas também não é bom deixar que alimentos industrializados, salgadinhos e doces formem a base da sua alimentação.
E, de vez em quando, por que não mergulhar naquele maravilhoso bolo de chocolate ou num brigadeiro? Aproveite cada pedacinho, você merece!

"É se alimentar na gestação não é nadinha de nada fácil, mais a gente tenta! ."



Se você  gostou e quer ler a reportagem inteira, está aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário